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Artigo


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AVALIAÇÃO DAS AULAS SÍNCRONAS POR ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR;

LUIZ HENRIQUE DIAS CORREA, Carla Eliana Todero Ritter, Neiva Larisane Kuyven;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

A mudança abrupta na condução e organização das aulas no primeiro semestre do ano de 2020 exigiu flexibilidade e tomada de decisões rápidas por parte dos gestores da educação de muitas IES de diferentes países. A pandemia do Coronovírus exigiu que o formato tradicional de aulas presenciais e de configuração definida fosse alterado a fim de dar condições à continuidade e à qualidade das aulas. Alunos e professores tiveram suas habilidade e competências testadas a fim de adaptar-se ao novo modelo e dessa foram encurtar distâncias na construção do conhecimento e articulação dos saberes por meio de aulas síncronas. A avaliação dessa nova maneira de condução das aulas foi realizada por 1210 alunos de uma instituição de ensino superior que responderam a perguntas aberta e fechadas em uma pesquisa quali-quantitativa. Os estudantes, 36% destes cursando Engenharia, validaram o modelo. Em relação ao recebimento de informações e orientações sobre como seriam os encaminhamentos para as aulas, 95% as receberam previamente e em tempo hábil. Aproximadamente 94% dos alunos avaliaram que essas informações satisfaziam as necessidades do momento e aproximadamente 89% avaliaram que os canais de comunicação foram adequados à necessidade. Durante o período, 82 % dos estudantes estabeleceram uma rotina de estudos, o que facilitou a aprendizagem. Sobre as palavras que resumiriam o aprendizado deste período, os alunos destacaram resiliência, aprender, tecnologia, superação e praticidade como representantes. A dificuldade de acesso, velocidade de conexão e demora entre as perguntas e resposta às dúvidas foram alguns dos aspectos negativos citados pelos alunos.

Aulas Síncronas. Aprendizagem. Avaliação.
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