2918
O ENGENHEIRO DO AMANHÃ: A PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK CONCEITUAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO BRASIL;
GABRIEL VIANA RENN? DE OLIVEIRA, ELZO ALVES ARANHA;
COBENGE20
[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã
[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos
Já datam mais de 20 anos que academia, indústria e Unesco constatam a crise no ensino de engenharia no Brasil, propondo soluções. Todos convergem que o Engenheiro do Amanhã no Brasil deverá possuir habilidades empreendedoras para que ele possa atuar neste contexto de constantes transformações da contemporaneidade. Um dos maiores desafios a serem superados para a realização do almejado é a formação do engenheiro hoje. Muitos cursos seguem os mesmos moldes do século passado, o que não contribui principalmente com o Weltanschauung, que é a habilidade de compreender e assimilar o mundo. Devido a essa defasagem no ensino de engenharia, muitos engenheiros não compreendem o conceito de globalização e não estão aptos a reagir e solucionar os problemas intrínsecos destes tempos. Desta forma, novas diretrizes das engenharias foram criadas para que haja uma resposta efetiva para essa crise. De modo a contemplar todos os fatores que se relacionam direta e indiretamente com e levar o entendimento ao Engenheiro do Amanhã, desenvolveu-se, após o levantamento teórico, um Framework conceitual. O presente artigo provou-se inovador ao suprir duas lacunas na produção científica percebidas pelos autores e tem diversas implicações práticas para diversos públicos da academia.
Engenheiros no Futuro. Crise no Ensino de Engenharia. Educação Empreendedora. Novas Diretrizes. Engenharia no Brasil.