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Artigo


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FERRAMENTA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO;

Bruno Cavalcante Guidetti, Amilton da Costa Lamas;

COBENGE20

[42] 07. Formação

[149] 07.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade 

Deficientes visuais com baixa visão e alguns deficientes físicos com paralisia cerebral precisam de treinamento cognitivo para desenvolverem a capacidade de mobilidade autônoma. Neste artigo, motivado pelo objetivo principal de promover a inclusão e autonomia de deficientes, descreve-se a idealização, construção e a validação da prova de conceito de uma ferramenta de apoio o desenvolvimento visual e cognitivo de deficientes. O trabalho foi realizado num formato colaborativo junto à duas instituições campineiras que prestam serviços às pessoas com alguma deficiência visual, motora e/ou cognitiva, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas e a Therapies Serviços de Fisioterapia. A prova de conceito é uma ferramenta assistiva, baseada em conceitos de gamificação, no formato de um jogo de tabuleiro formado por 15 células de cores e intensidade de luz ajustáveis. O princípio básico do jogo é a replicação de sequência de cores e posições programáveis. A ferramenta é resultado da problematização das dificuldades e necessidades cognitivas dos deficientes realizada junto aos técnicos especialistas e assistidos das duas instituições parceiras. O método de trabalho colaborativo, utilizado em todas as fases do projeto, garante que o resultado final atende à todas as especificações, funcionais e não funcionais, esperadas pelo público alvo.

deficiência, desenvolvimento cognitivo, extensão universitária, paralisia cerebral, trabalho colaborativo
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