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Artigo


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EVOLUÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA REALIZAÇÃO DE AULA PRÁTICA REMOTA A PARTIR DE LABORATÓRIO EQUIPADO COM MODELO FÍSICO SOBRE DETENÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA;

Raphael Miranda, João Luiz de Amorim Pereira Neto, Alexandre Santos de la Vega;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[164] 11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento) 

Este trabalho propõe uma nova infraestrutura ao projeto de integração de saberes que visa à facilitação do processo ensino-aprendizagem de Engenharia, realizado pelo grupo PET-Tele em conjunto com o Laboratório de Drenagem, Irrigação e Saneamento Ambiental (LaDISan), da Universidade Federal Fluminense. Ele possibilitou o desenvolvimento de aulas práticas remotas, onde ensaios realizados no laboratório foram assistidos, em tempo real, pelos alunos em sala de aula teórica. A prática aborda o efeito de reservatórios de detenção em série, aplicados à minimização de cheias urbanas. O laboratório está equipado com um modelo físico de estudos hidráulicos, que simula o funcionamento de dois reservatórios de detenção conectados em série, apoiados por um sistema de reserva e bombeamento, que permite o reuso contínuo de água. Anteriormente, o PET-Tele implantou um sistema para automatização do processo de medida, com o registro simultâneo de vazão em três pontos: na entrada do primeiro reservatório, na conexão entre o primeiro e o segundo, e na saída do segundo. Os três hidrogramas foram registrados simultaneamente e transmitidos para a sala de aula teórica. Os resultados dessas aulas práticas remotas, realizadas em alguns períodos letivos, ampliaram-se para além de sua motivação inicial, apenas ligada à questão do pequeno espaço físico do laboratório em relação ao número de alunos por turma. Houve vantagens adicionais, tais como: a economia de tempo, maior eficácia na apreensão do conteúdo da prática, além de maior interesse e aceitação por parte dos alunos. Uma proposta de evolução da infraestrutura original é aqui apresentada.

Programa de Educação Tutorial (PET). Aula prática remota. Laboratório de Graduação. Planta Didática. Aquisição Automática de Dados.
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