Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2905

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOBJETO DE APRENDIZAGEM PARA SUPORTE AO APRENDIZADO DA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS;

Victoria Alejandra Salazar Herrera, Rafael Thuyoshi Nakaya, Guilherme Hideyoshi Uehara, Yuri Stephen Campana Moreira, André Luiz Santana de Souza;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O estudo do circuito equivalente do transformador em regime permanente faz parte da estrutura curricular do curso de engenharia elétrica e ramos afins. Este assunto é complexo e verifica-se dificuldade dos estudantes no entendimento de cada tipo de circuito equivalente e a forma correta para a determinação paramétrica. Existem procedimentos para realizar a obtenção de parâmetros de transformadores monofásicos, especificamente ensaios a vazio e de curto circuito, que representam as condições extremas de funcionamento do equipamento. Os parâmetros do transformador são necessários não apenas para o estudo do seu comportamento, mediante o circuito equivalente, mas também para a determinação de perdas. Este trabalho tem como objetivo elaborar um objeto de aprendizagem que consiste em uma interface gráfica e interativa, para dar suporte ao aprendizado dos circuitos equivalentes do transformador e a interpretação correta dos dados obtidos nos ensaios clássicos. O público alvo do uso deste OA são estudantes de ensino superior, especificamente do curso de engenharia elétrica. O protótipo inicial deste objeto de aprendizagem foi aplicado em sala de aula apresentado uma avaliação favorável dos estudantes.

Transformador monofásico. Objetos de Aprendizagem. Determinação paramétrica. Ensaios clássicos.
Voltar