Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2904

A INFLUÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EM SEUS MONITORES;

MATHEUS DE AMORIM BARROS, JOS? ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI, JO?O CARLOS BATISTA DE OLIVEIRA, MATHEUS HENRIQUE TORRES DA SILVA, THIANY MARIA CORREIA MATIAS FERREIRA;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[167] 11.4. Monitorias 

A Escola Politécnica de Pernambuco decidiu criar o Curso de Matemática Básica para os discentes ingressantes, tendo como finalidade realizar um nivelamento e, assim, prepará-los para suas novas realidades. Curso este, ministrado por discentes veteranos, com o pensamento de: quem melhor para esta preparação do que pessoas que já passaram pela mesma situação? Dando enfoque nestes monitores, este artigo tem por objetivo exibir uma pesquisa realizada com os mesmos, na qual é possível quantificar a influência no desenvolvimento ou aprimoramento de características pessoais e acadêmicas inerentes a docência e outras profissões. O estudo foi realizado utilizando a plataforma Google Forms, formada por um questionário dividido em duas etapas: a primeira consistindo em uma coleta de dados referentes ao perfil acadêmico, e, a segunda, abordando aspectos relevantes a formação de um perfil docente. O contato, obtido através de um banco de dados, realizou-se via e-mail e aplicativo de mensagens instantâneas, método mais eficaz de coleta. Como resultado, destaca-se: na primeira etapa, 10 dos 17 monitores concluintes da graduação ingressaram no Mestrado, continuando sua trajetória acadêmica. E, na segunda, 71,43% dos entrevistados afirmaram a forte influência no desenvolvimento para elaboração de materiais didáticos e para a liderança de grupo ou turma, mostrando a influência que o projeto exerce sobre seu monitor. A partir disto, é possível confirmar o caráter formador e influenciador do projeto no desenvolvimento de tais atributos, e, com isto, a importância da pesquisa em mostrar o mérito do Curso para parte de seu corpo discente.

Docência. Influência. Matemática Básica. Monitor.
Voltar