2900
Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMANÁLISE DE NECESSIDADES PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM AOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA DISCIPLINA DE MARKETING.;
ANDR? LU?S ORTIZ PIRTOUSCHEG, RUBENS ALVES DIAS;
Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação sobre possíveis formas de ensino e aprendizagem aplicadas ao curso de Engenharia de Produção. A pesquisa e o método foram desenvolvidos e aplicados aos alunos do quarto ano de engenharia de produção na disciplina de Marketing, sendo importante ressaltar que as pesquisas foram submetidas e aprovadas por um comitê de ética e está cadastrada na Plataforma Brasil. O objetivo desta pesquisa consiste em desenvolver abordagens educacionais que atendam às necessidades dos alunos envolvidos, visando que sejam as mais adequadas aos seus estilos de aprendizagem. As estratégias definidas tiveram como base a aplicação dos questionários de Index of Learning Styles (ILS), que avaliam as preferências em quatro escalas do modelo de estilo de aprendizagem oferecendo insights sobre ensino e aprendizagem, baseado em psicologia educacional e no ensino da engenharia; foi utilizada também a Analytic Hierarchy Process (AHP) com a intenção de criar uma escala hierárquica de prioridades das informações colhidas nas pesquisas com relação aos métodos analisados para a definição das estratégias, com base no referencial teórico educacional sociointeracionista de Vygotsky. Os resultados obtidos até o momento apontam para a questão da necessidade de se definir de forma científica os meios de ensino e aprendizagem, os quais atendam aos alunos em questão; estas estratégias já foram devidamente definidas estando em fase de aplicação, cabendo em uma segunda etapa a avaliação das percepções dos alunos em relação às estratégias utilizadas para a verificação de possíveis melhorias, para isso pretende-se aplicar o método ou diagrama de Kano.
Estratégia. Ensino e Aprendizagem. Vygotsky. Engenharia.