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Artigo


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INTERAÇÃO ENTRE CURSOS ATRAVÉS DA APURAÇÃO DO CUSTO TOTAL DE UMA PEÇA FUNDIDA POR MEIO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO;

fabio rubio, Nilson yukihiro tamashiro, Andre Ferrus Filho, SILVIO CELSO PEIXOTO GOMES, MARCO AURÉLIO VINCHI DE OLIVEIRA;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

O presente trabalho foi elaborado em parceria com o curso Técnico em Metalurgia do colégio Termomecânica e os alunos do quarto semestre do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Termomecânica na matéria de Gestão de Custo, com o intuito de desenvolver a capacidade de integração entre o conteúdo programático e sua aplicação prática. Com a finalidade de se compreender de forma mais clara e objetiva como se dá a distribuição dos custos no processo de fabricação de um produto. Para isso, foram realizadas visitas às oficinas de Metalurgia, a fim de se obter as informações necessárias sobre o processo de fabricação do produto. Paralelamente, foi realizada a cotação e contabilização dos materiais necessários. Pela utilização do Custeio por Absorção pode-se compreender a importância da definição dos Critérios de Rateio, uma vez que esses irão influenciar incisivamente no valor do Custo Indireto a ser incorporado ao produto. Independentemente do processo de produção aprendemos que haverá custos, que são os gastos que estão relacionados ao processo produtivo, bem como despesas, que apesar de não abordadas nesse trabalho são inerentes a qualquer atividade.

Custeio de Absorção, Custo direto, Custo indireto, Fundição, interdisciplinar.
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