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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO IMPACTO DAS PROVAS DO ENADE NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL;

Luciana Schwengber, jose antonio colvara oliveira;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[7] 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos

A pesquisa objetiva estudar as competências e habilidades que estão sendo entendidas como próprias para o perfil do engenheiro civil, problematizando as formas que estas competências e habilidades estão sendo compreendidas e avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de Engenharia Civil, entendendo este exame como um produtor de saberes que são legitimados. O referencial teórico da pesquisa consiste em uma perspectiva foucaultiana, trabalhando com conceitos de poder e verdade. Como materiais para análise qualitativa foram usados os seguintes documentos: as Portarias que normatizam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de Engenharia Civil, as questões do componente específico das provas e os Relatórios de Cursos, referentes às quatro edições já realizadas: de 2005, 2008, 2011 e 2014. A análise consiste no estudo das regularidades e descontinuidades apresentadas nestes documentos, problematizando a produção de saberes, a enunciação estatística dos seus resultados e suas estratégias de legitimação e persuasão como tecnologia do governo. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é entendido como um dispositivo de segurança que opera com a tecnologia da estatística, auxilia no controle e identificação dos indivíduos e produz efeitos na formação do engenheiro civil, sugerindo ao futuro engenheiro o domínio de competências e habilidades e uma reflexão sobre sua profissão.

Avaliação, Ensino superior, Poder, Verdade, Formação de engenheiros.
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