Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2895

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA COLABORATIVA: MESCLANDO SALA DE AULA INVERTIDA E RPG NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

Silvana Rodrigues Quintilhano Tondato, Rogerio Tondato, Felipe Guilherme de Oliveira Melo, Ana Carolina Piccinini de Alencar Schiavi;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O cenário educacional traz uma longa trajetória de ensino pautado na transmissão de conhecimento unilateral, equivocadamente centrada no professor, e o aluno figurava como mero agente passivo no processo de aprendizagem, acarretando um alto índice de evasão e reprovação. Na busca por atualização docente, surge as metodologias ativas, que buscam direcionar as estratégias de ensino para uma participação ativa e crítica do aluno, estimulando raciocínio lógico e uma relação eficiente entre teoria e prática, aliadas aos suportes tecnológicos. Sob este escopo, o objetivo desse artigo será analisar a aplicação de metodologias ativas, mesclando Sala de Aula Invertida e Role Play Game, na disciplina de Comportamento Humano do curso de Engenharia de Produção da UTFPR- Campus Londrina, no intuito evidenciarmos a eficiência dos métodos, bem como examinar a viabilidade de integração de várias metodologias na abordagem de um conteúdo. Para tanto, utilizou-se o método da pesquisa-ação, de caráter exploratório. Os resultados dessa pesquisa possibilitaram concluir que esses modelos permitem interação e motivação dos alunos em sala de aula, atingindo 100% de satisfação na aquisição de conhecimento, bem como 81% de satisfação dos alunos através da participação e envolvimento, ou seja, ao mesclar duas metodologias minimizou as lacunas de aprendizagem previstas pela heterogeneidade da sala de aula.

Metodologia Ativa. Sala de Aula Invertida. Role Play Game. Engenharia de Produção.
Voltar