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Artigo


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AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO;

Thiany Maria Correia Matias Ferreira, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Bruna Souza Ávila Pessoa, Jair Medeiros Ferreira Filho;

COBENGE20

[44] 09. Formação dos Professores

[160] 09.5. Avaliação docente 

Com as novas demandas da sociedade, mudanças no contexto educacional se mostraram necessárias. Ao longo dos anos foi possível notar que muitos profissionais sem licenciatura migraram da sua profissão de origem para se tornarem professores com pouca ou quase nenhuma preparação para a docência. Dito isso, é notória a existência de didáticas ineficientes e ausência de estratégias pedagógicas voltadas para uma boa aprendizagem do aluno. Assim, o Projeto de Avaliação da Prática Pedagógica Docente existe desde 2016 na Escola Politécnica de Pernambuco, com o objetivo de avaliar e caracterizar as práticas pedagógicas docentes desenvolvidas na Instituição e, assim, melhorar o ensino-aprendizagem. Desde sua primeira edição, faz-se uso de um questionário com 8 perguntas como forma de obter as avaliações de docentes e discentes, sendo possível somente uma avaliação por pessoa. Dentre elas, optou-se por dar ênfase a 1 indicador, podendo assim, observar as respostas obtidas pelos alunos matriculados no Ciclo Básico e em cada curso das disciplinas do Ciclo Profissional e compará-las. Com base nisto, este artigo traz estudos a partir do recorte de um dos indicadores do questionário, em que foram utilizados métodos quantitativos para análise dos dados. Com perspectiva de resultados inovadores para os anos de 2018 e 2019, destacam-se dois aspectos importantes para o Projeto: a análise das avaliações por curso e a criação de um 'site' para a realização da ação. Sendo assim, a coordenação reconhece a importância do projeto, o qual se fortalece a partir de cada elemento inserido no desenvolvimento de suas respectivas edições.

Avaliação. Prática Pedagógica. Docente.
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