Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2892

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: PERFIL PROFISSIONAL DOS RECÉM-ENGENHEIROS DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO;

Amanda Pereira Sales Cavalcanti, JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI, Arthur Wanderley Ferreira Dos Santos, LAURA SILVA SOARES DE MELO;

COBENGE20

[38] 03. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[132] 03.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso 

O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil profissional dos engenheiros formados na POLI/UPE através da pesquisa de acompanhamento de egressos, de forma a avaliar os efeitos da sua formação técnica para contribuir com os planejamentos pedagógicos. Para desenvolvimento da pesquisa, foi elaborado um questionário na interface digital Google Forms - enviado por e-mail e redes sociais aos egressos dos cursos de engenharia com conclusão de graduação de 2015 a 2019 - cujas perguntas objetivas subsidiaram a revelação do perfil, como gênero, sua inserção no mercado de trabalho, as áreas de atuação e o grau de satisfação com sua formação e atuação profissional. A dificuldade na obtenção de respostas foi perceptível (15% de retorno dos egressos), dos quais os de gênero masculino representavam 70%, apontando a desigualdade de gênero ainda acentuada nesse setor. A análise revelou a situação laboral de forma positiva, em média, 75% empregados, dentre eles, ¾ atuando na área da engenharia, juntamente com o alto índice de satisfação destes em relação aos conteúdos estudados e seu exercício profissional. A partir disso, o acompanhamento de egressos afirma-se como ferramenta de aprimoramento contínuo e essencial para a instituição, a partir da qual é possível atestar sua excelência, programar restauros nas deficiências relatadas pelos profissionais formados e planejar, se necessário, mudanças no serviço ofertado para oportunizar uma engenharia de maior qualidade aos seus egressos.

Egressos. Pesquisa de acompanhamento. Perfil profissional. Avaliação qualitativa.
Voltar