Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2886

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO PADRINHOS ACOLHIMENTO, INTEGRAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA OS ESTUDANTES INGRESSANTES DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;

Hamilton Celerino da Fonseca Neto, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Maria Fernanda Nicéas de Albuquerque Souza, Matheus de Amorim Barros, Thays Marques Ferreira;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[152] 08.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social 

Este artigo apresenta o desenvolvimento de ações promovidas pelo Projeto Padrinhos, que tem o objetivo de diminuir o impacto da transição do Ensino Médio ao Ensino Superior, tendo em vista o reconhecimento dos aspectos desafiadores que caracterizam esta transição. As ações do Projeto buscaram identificar o perfil dos ingressantes 2020.1 e a participação deles nas ações de acolhimento, integração e orientação ofertadas pelo Projeto Padrinhos. Como recurso metodológico foi usado um formulário do 'Google Forms' para alocar 27 questões. Como resultado, apresenta-se os seguintes dados: 138 ingressantes 'acolhidos' do sexo masculino e 59 do feminino; quanto a rede de ensino, 139 são provenientes da rede privada e 58 da rede pública; já no que diz respeito aos ingressantes 'acolhidos' que tiveram a experiência no curso técnico, dos 197, 24 concluíram, 15 cursam; observa-se ainda que a respeito da variável trabalho, dos 197 ingressantes 'acolhidos', 21 trabalham; também contabilizamos que 227 foram ingressantes acolhidos na matrícula e 166 foram acolhidos no Curso de Matemática Básica referente ao total de 266 ingressantes. Já na integração, através da tutoria, obteve-se o resultado de 197 alunos, além de que 197 ingressantes também tiveram orientação durante a execução do Projeto. Tais resultados evidenciam o acerto destas ações, sabendo ainda da necessidade de melhoria das ferramentas e a busca por novas metodologias. Ainda que parcialmente, podemos concluir que esses resultados nos auxiliam nas proposições de estratégias favorecedoras para a superação dos desafios que caracterizam o momento da transição ao novo contexto acadêmico.

Acolhimento. Estudantes Ingressantes. Integração. Orientação.
Voltar