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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DA TECNOLOGIA COM APPLETS DESENVOLVIDOS NO GEOGEBRA PARA AUXILÍO ÀS AULAS DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI;

Renan Prado Ribeiro, SILMARA ALEXANDRA DA SILVA VICENTE;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Um dos desafios presentes na formação do engenheiro do amanhã é justamente conciliar o que o mercado exige em relação ao uso das tecnologias com o que vem, de fato, sendo discutido em sala de aula nos ensinos superiores. As dificuldades apresentadas pelos alunos ingressantes nos cursos de engenharia na disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica foi fator motivacional para a realização de duas pesquisas desnvolvidas no Centro Universitário FEI, ajudando-os com a visualização dos vetores no espaço tridimensional e a possível interpretação de problemas envolvendo esses conceitos. O principal objetivo foi o de aproximar os alunos à tecnologia a fim de auxiliá-los a compreender e visualizar os conceitos demonstrados em sala de aula. Para isso, foi desenvolvido dentro do software de matemática dinâmica, o GeoGeobra, pequenos programas/aplicativos (applets ) que permitissem ao aluno correlacionar os conteúdos analíticos vistos em sala de aula e compreendê-los melhor em um universo virtual, que já faz parte do cotidiano do jovem ingressante no ciclo básico das Engenharias. Com isso, o primeiro trabalho, realizado em 2016, buscou desenvolver os principais applets que compreendessem os assuntos mais relevantes da grade curricular da disciplina; o segundo trabalho, desenvolvido em 2018, ampliou essa busca, realizando um maior número de applets e atualizando aqueles existente, os quais passaram a fazer parte do conteúdo programático obrigatório do Centro Universitário FEI. Assim, para mensurar a apropriação dos alunos em relação a sua afinidade com a nova tecnologia proposta, foi desenvolvida, nesta última pesquisa, uma atividade que mostrou a grande aceitação por parte dos discentes que participaram dessa atividade, não só em relação ao desenvolvimento de suas respostas, que se mostraram satisfatórias, como também - e principalmente - pelas próprias avaliações desses. Desta maneira, os resultados obtidos, somados aos dados coletados de um outro questionário sobre tecnologias e desafios, chegaram a superar em alguns pontos sua expectativa, apontando a necessidade de novas pesquisas tecnológicas na área de docência como necessária para uma melhor evolução e acompanhamento do que o jovem ingressante da graduação vivência hoje, podendo, com isso, vencer um dos desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã.

Inovação no ensino superior. Tecnologia no auxílio à Geometria Analítica. Didática tecnológica em sala de aula.
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