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Artigo


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AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO;

REBECA LORENA SANTOS MAIA GOMES, Tarso Vilela Ferreira, Lucas Tiago de Jesus Pereira, Almir Carlos dos Santos Junior;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[145] 06.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada 

No contexto da educação em engenharia, já é possível compreender a importância da utilização de recursos tecnológicos capazes de estimular a adoção de um modelo de ensino colaborativo, ativo, capaz de auxiliar os estudantes a desenvolver habilidades necessárias para obter sucesso profissional em uma sociedade em constante evolução. Entre as ferramentas educacionais tecnológicas, os jogos se destacam por serem capazes de beneficiar diversos aspectos do estudante, entre eles os aspectos afetivos, sociais e cognitivos, além de possibilitar o desenvolvimento de características como a imaginação, a imitação, a regra, tomada de decisões e o raciocínio lógico. Neste trabalho, propõe-se apresentar uma abordagem que relacione a teoria da autorregulação da aprendizagem aos princípios de aprendizagem incorporados pelos jogos. Espera-se que a abordagem proposta possa fornecer subsídios para o desenvolvimento de softwares educacionais interativos, atuantes no processo de aprendizagem, e que estimulem a adoção de motivações e estratégias relacionadas à aprendizagem profunda, contribuindo para o desenvolvimento de aspectos cognitivos do estudante. Como estudo de caso, é apresentado o software educacional "Plugue", desenvolvido para o ensino de instalações elétricas prediais, que utilizou a abordagem proposta como eixo referencial para sua construção e sua forma de intervenção junto ao processo de aprendizagem

Engenharia, educação, autorregulação da aprendizagem, abordagens à aprendizagem, jogos educacionais.
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