2873
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: USO DO "TBL" COM TECNOLOGIA DIGITAL PARA ENSINO DE CONCEITOS SOBRE SINALIZAÇÃO VIÁRIA E ENERGIAS RENOVÁVEIS;
LILIAN MARQUES SILVA, EIK TEN?RIO, VOLNEY MATTOS DE OLIVEIRA, DANIEL SCODELER RAIMUNDO;
Este trabalho teve por finalidade o estudo da viabilidade da aplicação da metodologia de ensino Team Based Learning (TBL), focada no aprendizado colaborativo, durante a construção de uma apostila informativa digital. Esta metodologia vem sendo empregada, a cada semestre, com a finalidade de auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos e vocabulários técnicos arrolados em sinalização viária e o emprego de novas fonte de energias renováveis nessa área. Este trabalho foi construído como um estudo de caso cuja meta foi o desenvolvimento de uma apostila informativa digital sobre as leis de trânsito, elaborada pelos alunos, usando o TBL. A ideia principal foi ampliar os vocabulários técnicos, bem como, ajudar na retenção dos conceitos relacionados a área de sinalização viária e suas novas tecnologias. Para a construção desse trabalho, fez-se estudos bibliográficos onde levou-se em consideração as legislações vigentes relacionadas a área de sinalização viária e energias renováveis empregadas; a aplicação prática, in loco, para verificação da usabilidade da apostila; e a análise qualitativa dos resultados alcançados. Os dados mostraram-se promissores com relação a implantação da metodologia TBL, que proporcionou a criação das apostilas informativas digitais, ajudando os alunos em seu desenvolvimento e aprendizagem.
Sinalização Viária. Trânsito. Team Based Learning. Energias Renováveis.