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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DE ENGENHARIA EM FACE ÀS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EXIGIDAS PELA INDÚSTRIA 4.0;

Adriano Moraes da Silva, Felipe Guilherme de Oliveira Melo, Thiago Diórgenes Lima Pereira Dos Santos, Silvana Rodrigues Quintilhano Tondato;

COBENGE20

[38] 03. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[131] 03.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências 

A Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) traz consigo grandes transformações nos contextos de atuação profissional e, consequentemente, implica no desafio de formar mão de obra qualificada para atender às exigências dessas novas configurações dos ambientes de trabalho. Por estar estreitamente ligada ao desenvolvimento tecnológico, a educação em engenharia deve estar em consonância com essas transformações, no sentido de desenvolver em seus estudantes as novas competências que lhes são exigidas. Nesse contexto, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia (DCNs) trazem em seu bojo oito competências gerais que devem fazer parte do currículo dos futuros engenheiros. Nesse sentido, este artigo visa apresentar uma análise comparativa entre as principais competências profissionais exigidas pela Indústria 4.0 e aquelas mencionadas nas novas DCNs para os cursos de engenharia. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, amparada qualitativamente pelas pesquisas bibliográfica e documental. Em linhas gerais, os resultados mostram que a relação entre as competências é bastante satisfatória, tendo em vista que a maior parte das competências da Indústria 4.0 é contemplada pelas DCNs (cerca de 71 %). As competências não contempladas pelas DCNs versam sobre noções de linguagem de programação e segurança de dados; conhecimentos empresariais e mercadológicos para suporte à tomada de decisões assertivas; flexibilidade e adaptabilidade às condições de trabalho; inteligência emocional; e senso crítico para avaliar decisões e negociações coorporativas, com base nas técnicas de negociação e persuasão. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam, mesmo que minimamente, com a melhoria do ensino de engenharia no Brasil.

Competências profissionais. Diretrizes Curriculares Nacionais. Educação em Engenharia. Indústria 4.0. Quarta Revolução Industrial.
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