Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2859

APLICATIVO MOBILE PARA ENSINO DE ENGENHARIAS E PERCEPÇÃO VOCACIONAL;

Indianara Squersato, Carlos Bonifácio Eberhardt Franco, Matheus Iury Correia;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O presente documento apresenta o conceito, desenvolvimento e perspectivas futuras de um aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido por alunos de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências e Tecnologias - Udesc CCT. O aplicativo aborda o ensino de engenharia usando a metodologia da problematização, buscando trazer autonomia e interdisciplinaridade aos alunos da graduação, levando em consideração que as matérias são apresentadas muitas vezes de forma isolada, sem conexão com as demais, e que nas fases iniciais do curso são apresentadas poucas disciplinas que realmente têm o uso efetivo de conceitos da engenharia. Além disso, o aplicativo pode ser um substituto de simulações para os casos em que um laboratório prático não está disponível. Usando a mesma metodologia, uma das opções do aplicativo é mostrar aos alunos do Ensino Médio, com interesse na área de exatas, o que é abordado em cada curso de engenharia, com intuito de melhorar as expectativas dos estudantes em relação à graduação e evitar possíveis evasões.

Dispositivos Móveis, Cursos de Engenharia, Metodologia da Problematização, Interdisciplinaridade, Escolha do Curso.
Voltar