2857
A REPRESENTAÇÃO DAS COMPONENTES DE UMA ESTRUTURA DA CARCAÇA DE TURBINA EÓLICA POR MEIO DE CÔNICAS E QUÁDRICAS;
HENRIQUE LEIVAS FUENTES, ENEILSON CAMPOS FONTES;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
O ensino e a aprendizagem da disciplina de Geometria Analítica nos cursos de Engenharia Mecânica visam proporcionar habilidades de percepção espacial no âmbito da engenharia, estimulando o raciocínio lógico e o desenvolvimento de uma atuação produtiva na identificação e solução de problemas. Desta forma, o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina também deve propiciar um ambiente construtivo e exploratório, aspirando o instrumento geométrico como fundamento do estudo de seções cônicas e superfícies quádricas. Nesta perspectiva, o presente trabalho elabora o projeto de uma carcaça de turbina eólica de eixo horizontal, a partir de artifícios geométricos presentes no decorrer da disciplina de Geometria Analítica. Com tal aplicação prática, objetivou-se instigar a visualização tridimensional, abordando os principais conceitos e utilidades das superfícies geométricas contidas em um aerogerador. Diante disso, pensou-se que o software GeoGebra poderia proporcionar uma compreensão mais explícita e perceptível sobre o que está sendo tratado: Geometria Analítica, Geometria espacial e Cálculo Diferencial e Integral. Ademais, vale salientar que a pesquisa e busca por informações interdisciplinares relacionadas a questões ambientais das turbinas eólicas retratou aspectos importantes que subsidiaram o desenvolvimento do trabalho.
Geometria Analítica. Metavisualização. Sólidos Geométricos. Aerogerador. Engenharia Mecânica.