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A GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS CURRÍCULOS DAS ENGENHARIAS CIVIL, AGRÍCOLA, AMBIENTAL E SANITÁRIA, EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL;
RAPHAEL T V BARROS, VAL?RIA CRISTINA PALMEIRA ZAGO, ELIZABETH REGINA HALFELD DA COSTA, CARMEM ELIZA APARECIDA DE OLIVEIRA MALTA, T?SPIS NASCIMENTO MARANGONI;
Para que a sociedade altere sua percepção sobre os resíduos sólidos e passe a entender seu potencial como "recurso", deve-se ter uma preocupação maior com a formação dos futuros profissionais que atuarão na área. Segundo as normativas regulamentares de atuação profissionais, a gestão de resíduos faz parte das atribuições dos engenheiros; desta forma, os cursos de graduação devem dar a devida relevância a essa temática. Esta pesquisa foi realizada por meio de comparação entre os projetos pedagógicos, ementas e/ou conteúdos programáticos de cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agrícola e Sanitária e correlatas, das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, com o objetivo de verificar a inserção da temática gestão dos resíduos orgânicos nos seus currículos. Observou-se que 100% das "Engenharias Ambiental", "Agrícola e Ambiental" e "Ambiental e Sanitária" apresentaram uma disciplina específica para abordar a gestão e/ou gerenciamento de resíduos sólidos. Apesar disso, um percentual muito baixo das suas ementas e conteúdos programáticos apresenta o conteúdo específico sobre a gestão de orgânicos e suas tecnologias, enquanto que apenas 50% dos cursos de Engenharia Civil pesquisados possuem uma disciplina específica para abordar a gestão de resíduos em geral, sendo por vezes optativa. A carga horária de cada tema, sendo uma definição pessoal do professor, deve estar associada a circunstâncias locais reais. Portanto, é necessário que, em oportunas revisões dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia Civil, dê-se maior ênfase à gestão de resíduos sólidos e, nas Engenharias Ambientais, à gestão de resíduos orgânicos e suas tecnologias.
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