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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPOTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO APLICADO ÀS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Marcelle Feitoza Bassi Costa, Márcia Verena Firmino de Paula;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O ensino híbrido é uma metodologia de educação que mescla o ensino presencial com o ensino on-line, promovendo uma experiência de aprendizagem integrada ao estudante. Esse artigo tem como objetivo identificar as principais potencialidades e desafios da implementação do ensino híbrido nas disciplinas de ciclo básico dos cursos de engenharia. Para isso, uma revisão sistemática da literatura foi realizada nos anais do COBENGE entre 2017 e 2019, no qual foram levantados 56 artigos, sendo 12 selecionados para compor o trabalho. Os dados analisados apontam que o ensino híbrido apresenta resultados significativos no processo de aprendizagem, indicando um aumento da assimilação do conteúdo, redução do número de reprovação/evasão e maior integração do aluno. No entanto, como desafio, identificaram-se a falta de planejamento e estudo antecipado por parte dos alunos, sobrecarga dos professores, e falta de capacitação e treinamento do corpo docente e discente. Por fim, conclui-se que o formato de ensino nos cursos de graduação precisa ser repensado, de acordo com suas exigências e demandas, para que possa atender positivamente e de maneira democrática todos os membros envolvidos na relação ensino-aprendizagem.

Ensino híbrido. Potencialidades. Desafios. Engenharia. Ciclo básico.
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