Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2849

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE APORTES PEDAGÓGICOS PRÉVIOS ÀS AULAS E O DESAFIO PARA PROFESSORES;

Carla Eliana Todero Ritter;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

As estratégias de ensino que conduzam cada vez mais estudantes na busca do sólido aprendizado permeiam a necessidade de mudanças no fazer pedagógico. Quando se trata da sala de aula invertida, sua configuração sugere o uso de aportes pedagógicos onde o estudante possa estar em contato com o objeto de estudo previamente às aulas presenciais, fazendo-o por meio virtual. Esse aporte pedagógico, ofertado e sugerido pelo professor exige esforço e compromisso de ambos os sujeitos do cenário. No presente trabalho, avaliou-se a percepção dos alunos da disciplina de Química sobre cinco aportes de estudos prévios às aulas ofertados pela instituição de ensino: videoaulas online, monitoria com estudante, monitoria com professor, acesso à biblioteca virtual com indicação de capítulos específicos de livros e a realização de questionários prévios às aulas presenciais. Esses aportes tinham como finalidade o contato inicial com o conteúdo conceitual a fim de que o momento de aula fosse de desenvolvimento de habilidades complexas e de aptidões. Os alunos avaliaram como positivas às propostas da instituição e a adesão por videoaulas foi significativa. O uso de questionários prévios às aulas também apresentou adesão do grupo de estudantes. Conhecer as necessidades dos estudantes e as peculiaridades das disciplinas e cursos permite que sejam selecionadas as formas de intervenção prévias às aulas quando a estratégia da sala de aula invertida for escolhida como proposta metodológica.

Aportes Pedagógicos. Habilidades. Competências. Sala de Aula Invertida
Voltar