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Artigo


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APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS COMO RECURSO EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM PRÁTICA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE CONTROLE;

Edson Leonardo dos Santos, Misael Silva Souza, Rafaela Scaciota Simões da Silva, Renato Sellaro Dorighello, Carlos Alexandre Gouvea da Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Novas metodologias de ensino/aprendizagem estão sendo exploradas para fazer com que os discentes consigam visualizar e compreender os conceitos teóricos vistos em sala de aula. Sendo assim, neste artigo apresentamos como recurso educacional a aplicação do Método dos Mínimos Quadrados (MMQ) que pode ser utilizado para a identificação de sistemas de controle de forma prática. Além disso, foi utilizado a plataforma Arduino para a aquisição de dados de um circuito eletrônico juntamente com o ambiente de simulação computacional MATLAB para o tratamento dos dados. Através de um experimento prático, utilizou-se um circuito Resistor-Capacitor (RC) ligado em série para fazer a análise dos dados e verificar o resultado do modelo matemático obtido. Baseado na medida estatística representada pelo coeficiente de determinação foi possível validar o modelo teórico e prático que representa o sistema de controle, alcançando assim os objetivos de aprendizagem propostos.

Metodologia Educacional. Identificação de Sistemas de Controle. Método dos Mínimos Quadrados.
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