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Artigo


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CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO À ERRADICAÇÃO DA FOME;

CARLOS ROBERTO FRANZINI FILHO, ADILODERNE NOGUEIRA SOUZA FILHO, ALEXANDRE TAVARES SOARES, ANDREZA CASSETTARI, EDER CASSETTARI;

COBENGE20

[42] 07. Formação

[147] 07.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade 

A discussão em torno de iniciativas para a erradicação da fome tem sido abordada, ainda que de forma tímida, dentro das Instituições de Ensino Superior. Atualmente o Brasil enfrenta o desafio em superar a dualidade em ser um dos países mais ricos em recursos naturais do mundo e ao mesmo tempo registrar elevados índices de fome e pobreza. Observa-se como missão de uma IES, prover uma educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso socioambiental com espírito empreendedor e valores éticos. Dentro desta abordagem, o objetivo deste trabalho é descrever como o ensino em engenharia pode contribuir com a erradicação da fome em alinhamento com o objeto de desenvolvimento sustentável #2 previsto na Agenda 2030 da ONU. Para atingir ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa teórico/conceitual a partir da arrecadação de alimentos na Semana da Engenharia proposta pela Coordenação do Curso de Engenharia de uma IES. Esta Semana de Engenharia disponibiliza aos discentes: palestras, minicursos, visitas técnicas e atividades práticas. Espera-se que as informações geradas a partir da realização deste trabalho, possam contribuir como um instrumento de incentivo para as políticas de erradicação da forme conforme previsto no objetivo #2 da Agenda 2030 da ONU. Sugere-se a replicação desta iniciativa de arrecadação de alimentos em outros eventos universitários para os outros cursos ofertados pela IES, bem como para outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas.

Ensino em Engenharia. Erradicação da fome. Responsabilidade socioambiental. Semana da Engenharia. Instituição de Ensino Superior (IES).
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