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Artigo


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ESTUDOS DIRIGIDOS: UMA METODOLOGIA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULO;

EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER, Leticia Tonetto, Carlos Eduardo Espinosa, marcelo schramm, Guilherme Jahnecke Weymar;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência do projeto de ensino intitulado "Estudos dirigidos em Matemática Aplicada e aplicações à Engenharia", desenvolvido durante o ano letivo de 2019, no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Tal projeto foi planejado e desenvolvido com o objetivo principal de colaborar com a diminuição das altas taxas de retenção, reprovação e evasão nas disciplinas de Cálculo ofertadas no Centro de Engenharias. Foram realizados estudos dirigidos, na forma de encontros periódicos extraclasse, com tópicos oriundos das disciplinas de Cálculo diferencial e integral, com ênfase na modelagem e na estratégia de resolução de problemas como motivador para o ensino-aprendizagem de Cálculo. Após o encerramento do ano letivo, foi conduzida uma pesquisa de opinião com os alunos das turmas de Cálculo B que participaram do projeto a fim de coletar suas percepções com relação ao projeto e aos encontros. Mostramos aqui a metodologia adotada e os resultados obtidos.

Estudos dirigidos. Ensino-aprendizagem. Cálculo diferencial e integral.
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