2838
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA PERSPECTIVA DISCENTE;
DANTON BUTICOSIHZ M?LLER, ANA MARTA SOUZA;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Não se pode negar que o profissional de Engenharia está inserido em um ambiente de trabalho mais imprevisível e com relações muitos mais complexas, cheias de dinamismo que antes não eram tão presentes. Contudo, observa-se que o Ensino em Engenharia continua basicamente o mesmo daquele adotado pelos jesuítas há séculos, ou seja, com métodos de ensino passivos que não estão alinhados com que se espera de um Engenheiro atualmente. Tendo como objetivo proporcionar uma formação que tenha como visão o estudante sendo peça ativa do seu próprio processo de aprendizagem, as metodologias ativas são vistas como uma possibilidade de atualizar o Ensino em Engenharia. Esta pesquisa, que contou com 130 respondentes (cerca de 80% do total estimado de discentes no ciclo profissionalizante), aponta a visão dos discentes sobre as aulas ofertadas durante sua graduação no Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, além de suas opiniões sobre mudanças que devem ser encaradas no processo de ensino-aprendizagem. Para coleta de dados, utilizou-se a pesquisa do tipo survey descritiva sendo o formulário on-line o instrumento para tal. Obteve-se que 73,10% dos questionados deu uma nota menor que 6 quando inqueridos sobre os métodos de ensino-aprendizagem adotados durante o Curso, além disso 60% dos questionados está confiante com a implementação de Metodologias Ativas. A partir desta pesquisa, fica claro que a interação entre os discentes, docentes e a própria Instituição é peça chave para que essas mudanças ocorram, favorecendo que os futuros Engenheiros se encaixem no mercado de trabalho atual.
Ensino em engenharia. Estratégias de ensino. Metodologias ativas.