Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2837

FERRAMENTA MATRICIAL PARA AUXÍLIO À AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE ALUNOS EM DISCIPLINAS COM PROJETOS;

Vanessa Rosa Machado, Rafael de Paula Garcia, Dennis Brandão;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

Este artigo apresenta uma ferramenta voltada a professores e coordenadores de curso para auxiliar na avaliação das habilidades de alunos em disciplinas que requeiram projetos como recurso avaliativo. Com ênfase na melhoria do ensino, ela permite que relações de causa e efeito no desempenho e habilidades dos estudantes sejam indicadas através de matrizes que relacionam os erros e acertos praticados comumente em trabalhos avaliativos. Para o uso dessa ferramenta, exemplificado neste artigo, é necessário que se estabeleçam critérios objetivos de correção e que se lancem dados numéricos para que sejam descobertos pontos fortes e fracos no desempenho dos alunos. Apresenta-se um estudo de caso da aplicação da ferramenta na disciplina Representação Gráfica para Engenharia ministrada no segundo semestre de 2019 na Universidade Federal de Viçosa.

Avaliação de projetos; Análise matricial; Análise de habilidades; Estudo de caso
Voltar