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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTEGRADOR EM UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

Edson Baal, BRUNO CONTI FRANCO, Giancarlo Stefani Schleder, Jefferson Morais Gauterio;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto integrador no curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá. Frente aos desafios da sociedade, atualmente busca-se alternativas de metodologias de ensino, tais como as metodologias ativas, para uma aprendizagem significativa e centrada no aluno, que possa ser aplicada no contexto de ensino em Engenharia. Com base na articulação entre aprendizagem baseada em investigação e problemas, aprendizagem baseada em projetos e metodologia de projeto de produtos, realizou-se um projeto interdisciplinar entre os componentes curriculares Projeto Mecânico e Soldagem do nono semestre do curso. O projeto integrador consistiu no desenvolvimento de quatro produtos funcionais para equipar o Laboratório de Conformação Mecânica. Como resultado, têm-se a documentação do projeto mecânico e os protótipos físicos construídos. Todas as atividades foram realizadas ao longo do semestre letivo, e ao final, os resultados foram socializados em um seminário específico, com a participação da comunidade acadêmica e um representante de uma indústria metal mecânica da cidade de Ibirubá - RS. Os trabalhos foram publicados em evento científico da instituição afim de incentivar a iniciação científica junto aos discentes. O tempo disponível para a execução das tarefas foi um fator limitante para o escopo do projeto, mas apesar disso, conclui-se que a abordagem de determinados conteúdos, específicos da Engenharia Mecânica, a partir da utilização de metodologias ativas, mostra-se como alternativa para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas ao seu público.

Projeto integrador. Desenvolvimento de produto. Metodologias ativas. Engenharia mecânica.
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