2828
A importância da prática no processo de ensino-aprendizagem no curso de engenharia elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM;
BRUNA MARIA PEREIRA DE SOUSA, RAIANE CAROLINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA, GASPAR EUG?NIO OLIVEIRA RAMOS;
A formação de alunos do ensino superior de Engenharia Elétrica passa pelo aprendizado teórico e prático e, por isso, é muito importante que os discentes saibam aplicar estes ensinamentos de maneira correta para atuarem no mercado de trabalho. Por este motivo, ressalta-se a importância da utilização de metodologias de ensino que ajudem no processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho utilizou-se a metodologia PBL - Problem Based Learning que se fundamenta nos princípios educacionais em que o processo de ensino-aprendizagem é ativo, sendo a construção do conhecimento praticada pelo próprio aluno, ou seja, o aluno pratica os conhecimentos vistos em sala de aula alinhando as teorias à prática. Além disso, essas experiências fazem com que os discentes despertem o interesse e a curiosidade, desempenhando habilidades e competências específicas, como: capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicar, perfil de liderança, poder de observação, aptidão para tecnologia, entre outros. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo demonstrar alguns trabalhos práticos desenvolvidos por alunas do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, e apresentar as relevâncias de cada um deles às disciplinas lecionadas, retratando a importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento. Enfim, através das análises dos resultados constatou-se que utilizar o método PBL no processo de ensino-aprendizagem ajuda o aluno a desenvolver habilidades e competências que contribuem para uma maior aproximação dos mundos da escola e do trabalho.
Aula Prática. Engenharia Elétrica. Habilidades e Competências. PBL- Problem Based Learning