Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2821

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPRÁTICAS DE ENSINO COM REALIDADE AUMENTADA POR MEIO DE SMARTPHONES: ESTUDO DE UMA PONTE FERROVIÁRIA;

Maria Rafaela Bezerra de Macêdo Ribeiro, Nívea G B Albuquerque;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Nos últimos anos, notou-se a crescente demanda pela adoção de BIM em projetos de infraestrutura, de modo a auxiliar na gestão, seja no âmbito de concepção, construção ou manutenção das obras. Órgãos governamentais do setor já estimulam a sua aplicação pelas empresas. Nesse sentido, sabe-se também que, disciplinas base, tais como a análise estrutural desses projetos pode ser de difícil compreensão em um primeiro momento pelos alunos nas faculdades de engenharia. O presente trabalho tem por apresentar a aplicação de realidade aumentada do projeto de uma ponte ferroviária treliçada, existente no Estado do Maranhão, para a sua demonstração em um programa comercial disponível em aparelhos móveis de modo a aumentar a interatividade do usuário com o modelo, bem como a flexibilidade de poder aplicá-lo em diferentes ambientes.

Realidade Aumentada. Pontes Ferroviárias. BIM.
Voltar