282
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS: AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E NOVOS REFERENCIAIS SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;
WILKER VICTOR DA SILVA AZEV?DO, VER?NICA GITIRANA GOMES FERREIRA;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[33] 01.5. Outros
O principal objetivo da pesquisa é discutir dificuldades de aprendizagem mobilizadas no processo de construção de conhecimento sobre Circuitos Elétricos e apontar elementos que podem subsidiar ações de inovação. A natureza de parte destas dificuldades reside na apropriação dos diversos sistemas de representação adotados no cerne teórico e empírico. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) é utilizada para reorganizar o conhecimento, utilizada para mapear as causas da mobilização de concepções equivocadas pelos sujeitos. Duas situações realizadas junto a estudantes de Engenharia Elétrica serão apresentadas. O processo de "atualização" de uma nova representação não se mostra um ato espontâneo e simples quando os signos a serem utilizados pertencem a um sistema semiótico já constituído. A percepção imediata das ligações entre componentes é influenciada pela aparência geométrica. Os resultados justificam a necessidade de cenários de Tratamento e de Conversão, em face dos fenômenos de não-congruência entre as representações e sua diversidade nos Circuitos Elétricos. A compreensão sobre a estruturação do conhecimento em meio à multiplicidade de signos tem suporte da TRRS, demarcando novos referenciais.
Circuitos Elétricos, Educação em Engenharia, Inovação, Semiótica