Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2819

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERFIL DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE ENGENHARIA TÊXTIL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS;

Lucas Gomes Miranda Bispo, Iêda Letícia de Souza Ferreira, Fernando Ribeiro Oliveira;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[151] 08.1. Perfil do ingressante 

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia Têxtil em Universidades Federais no primeiro semestre do ano de 2020. Foram avaliados os perfis dos alunos em duas regiões do país, nordeste e sul, especificamente nas instituições Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para isso, foi elaborado um questionário e coletadas informações dos discentes das turmas 2020.1, a análise e interpretação dos dados foi realizada de acordo com um método qualitativo. Como resultado, percebeu-se que nas duas instituições há uma predominância do sexo feminino e ambas apresentaram dados de conclusão de ensino médio e entrada no nível superior em modalidades diferentes. Na UFRN, há maior diferença de variação de idade entre os ingressantes. Já, na UFSC há grande variação quanto à origem dos alunos por estado e a maioria dos alunos é somente estudante. Com relação ao curso, 50% não tinham a engenharia têxtil como primeira opção, apresentaram como principais motivações para entrar na graduação o interesse pelo mercado de trabalho e pelas áreas de estudo. Grande parte dos discentes deseja participar de diversas atividades que atendem a tríade universitária e relataram que o horário do curso é satisfatório. Ainda, indicaram conhecer o amplo mercado de trabalho do engenheiro têxtil. Os dados apresentados são de suma importância para que as universidades conheçam seus ingressos em engenharia têxtil, e possam desenvolver ações voltadas a atender as expectativas dos mesmos, e abastecer o mercado com profissionais qualificados.

Perfil do aluno. Engenharia Têxtil. Ensino Superior. Motivação. Escolha do curso.
Voltar