2816
COMO CONSTRUIR O PERFIL DO EGRESSO PARA UM CURSO DE ENGENHARIA?;
CAROLINA CASTILHO GARCIA, DAIANE CRISTINA LENHARD, ELCIANE R ZANATTA, F?BIO AVELINO BUBLITZ FERREIRA, ILTON JOSE BARALDI;
COBENGE20
[38] 03. Perfil do Egresso e Formação por Competências
[132] 03.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso
Este trabalho descreve a construção do perfil do egresso baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos de uma universidade pública federal, localizada no oeste do estado do Paraná. Foram desenvolvidas várias etapas, desde o treinamento de um grupo de professores e orientações sobre o perfil do egresso por meio de consultoria. Foram coletados dados sobre os atuais egressos do curso, sobre o perfil do egresso em várias Instituições de Ensino Superior, e a definição de competências norteadoras. O perfil do egresso foi então redigido dentro das orientações e contém 93 palavras, é claro e objetivo, e foi escrito no tempo presente. Além disso, foram utilizados verbos da dimensão do processo cognitivo de APLICAÇÃO e CRIAÇÃO. Pode-se concluir que o perfil do egresso produzido representa de forma coerente o profissional formado. No entanto, por ser um texto vivo, deve ser revisado periodicamente.
Educação em Engenharia, Planejamento escolar, Competências.