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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO;

Antonio Claudio Jorge da Silveira, Adriana Maria Tonini;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[129] 02.2. Estudos de caso

O presente artigo analisa um curso de engenharia de computação por meio de sua matriz curricular pedagógica levando em consideração a Resolução 96/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE. Trata-se de um estudo acerca das diretrizes curriculares descritas na resolução utilizada pela Universidade Federal de Feira de Santana - UEFS-BA. Pretendemos demonstrar a importância de componentes curriculares obrigatórios voltados à formação humanística e social do estudante, descritas no projeto pedagógico desse curso. O desenvolvimento deste estudo se consolidou a partir de uma pesquisa bibliográfica e uma investigação sobre o curso supracitado e as especificidades descritas na resolução. Com esse resumo constamos que a formação discente em Engenharia de Computação do referido lócus do estudo, demonstra a importância de componentes obrigatórios em sua Matriz Curricular com ênfase às áreas humanísticas e sociais, trazendo os conceitos de Sacristán (2010). A pesquisa levanta a questão sobre a necessária ampliação de políticas públicas para a temática, que visem tratar as Ciências Humanas e Sociais com ênfase a currículos formativos obrigatórios dos demais cursos de Computação e seus correlatos (TIC), com objetivos amplos que tratem não só o profissional/egresso na sua atuação técnica no trabalho, como os resultados dos seus processos profissionais utilizados por usuários na sociedade. O que na nossa visão, é diferente de grande parte da formação tradicional dos cursos de Engenharia de Computação, pela formação técnica agregada com ênfase aos fatores humanísticos e sociais necessários ao egresso e futuro profissional da TIC.

Engenharia de Computação. Currículo. Tecnologia da Informação e Comunicação.
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