2809
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPO DE QUARENTENA: PROPOSTA DE UM CURSO COM A ABORDAGEM DA SALA DE AULA INVERTIDA;
FERNANDA GOBBI DE BOER GARBIN, ADRIANA JUSTIN CERVEIRA KAMPFF;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia
Devido à pandemia do coronavírus, as aulas presenciais da universidade federal lócus desta pesquisa foram suspensas por tempo indeterminado. Nesse contexto, com o objetivo de minimizar os impactos negativos do distanciamento social e da paralisação dos processos formativos, foi proposto um curso a distância de curta duração aos alunos do curso de Engenharia de Produção. O presente trabalho trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral é analisar as percepções dos alunos e da professora ministrante do curso quanto à abordagem e aos recursos tecnológicos utilizados. Para a realização do curso, utilizou-se a abordagem da Sala de Aula Invertida e recursos como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), vídeos, chats e web conferência. Estes mostraram-se eficazes, conforme avaliações realizadas pelos alunos sobre o curso e da percepção da professora ministrante.
Educação a distância. Tecnologias da Informação e Comunicação. Sala de Aula Invertida. Engenharia de Produção.