2804
ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DE UMA PLATAFORMA TECNOLÓGICA NO ENSINO DE PID TUNING;
ADELSON SIQUEIRA CARVALHO, GABRIEL CALDAS SARDINHA DE ALMEIDA, RAFAEL DE SOUZA SALLES;
Plantas didáticas são plataformas tecnológicas e constituem alternativas práticas na
aprendizagem de controle de processos. Para que o controlador PID (Proporcional, Integral
e Derivativo) possua um desempenho satisfatório neste tipo de controle, é preciso sintonizar
adequadamente seus valores de ganho. Este tipo de sintonia é denominada PID Tunnig. O
presente artigo tem o objetivo de apresentar a importância da utilização de uma planta de nível
experimental como ferramenta de aprendizagem no ensino de PID Tuning. O experimento
combina o potencial educacional do software MATLAB e a capacidade didática da simulação
hardware in-the-loop (HIL). A hipótese da pesquisa é que a utilização de plataformas
tecnológicas integradas estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais nos
estudantes, diferente de uma visão descontextualizada da prática. Ao apresentar a plataforma
aos alunos de engenharia, foi realizada uma pesquisa interativa, na qual eles foram submetidos
a um questionário para avaliarem individualmente suas experiências. Os resultados obtidos
foram apresentados de forma gráfica e analisados sob a luz dos aspectos teóricos envolvidos,
possibilitando a identificação de indícios de que plataforma contribuiu significativamente no
processo de aprendizagem destes alunos.
Ensino de PID Tunnig. Plataforma tecnológica. Controlador PID. Ensino de Engenharia.