Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


280

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUso do scratch para resolução de problemas;

BRUNA DE CAMARGOS MARQUES, Caio Ferreira Silva, Maria Júlia de Oliveira Palhares, Pedro Augusto Fernandes Penido;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Nos últimos anos o setor tecnológico cresceu muito possibilitando surgimento de vários métodos de aprendizagem. Um desses métodos é o uso de softwares em universidades principalmente em cursos ligados a engenharia. No curso de Engenharia Civil da PUC-Minas tem sido usado o programa Scratch para alunos do primeiro período. O presente artigo mostra como o programa Scratch pode ser usado como uma ferramenta auxiliadora para a formação dos estudantes do curso de Engenharia Civil, dentro principalmente das disciplinas de Introdução à Engenharia Civil e Laboratório de Iniciação à Programação. Para tanto, é explicado o funcionamento do software. Dentre os benefícios do Scratch são destacados o desenvolvimento do raciocínio lógico, aumento da criatividade, melhora na capacidade de compreensão, facilitação do pensamento sistemático e consequentemente melhora o rendimento do aluno. Portanto quando se aprende a programar esse software, aprende-se estratégias importantes para resolver problemas, onde a engenharia tem um foco maior, além de conceber projetos e comunicar ideias.

SCRATCH, Resolução de Problemas, Engenharia Civil, Urbanização desorganizada.
Voltar