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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: COMENTÁRIOS GERAIS E ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA;

Cristiano Gomes Casagrande, Danilo Pereira Pinto;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[128] 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos

Com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN 2019, todos os cursos de Engenharia do Brasil contam com um prazo de 3 anos a partir da sua publicação para implantá-las, o que torna imperativo que as instituições de ensino superior já estejam se preparando para se adaptar às novas exigências para os cursos de graduação. Todavia, tem-se observado que muitas instituições não vêm se preparando adequadamente, encontrando dificuldades na elaboração e implantação de um novo projeto pedagógico de curso (PPC). Este trabalho apresenta a situação da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora neste processo, exemplificando as dificuldades que podem ocorrer em diversas instituições do país. São apresentados exemplos de experimentos metodológicos de aprendizagem ativa que vêm sendo realizados por docentes. Entretanto, estes experimentos são iniciativas isoladas, pontuais e sem continuidade, não representando uma postura geral e ampla da instituição. Além disso, são discutidos pontos importantes a serem considerados na elaboração do PPC, uma atividade complexa que requer tempo e envolvimento de todo o corpo docente, e que, portanto, deve ser priorizada.

Diretrizes Curriculares Nacionais, Educação em Engenharia, Aprendizagem Ativa, Projeto Pedagógico de Curso.
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