Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2798

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS 1;

CAROLINA CASTILHO GARCIA, Ana Cristina Trindade Cursino, Carla Cristina Bem, CRIZIELI SILVEIRA OSTROVSKI;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Os desafios para a formação de engenheiros que atendam ao mercado de trabalho da atualidade em constante transformação são notáveis. Assim como, são constantes as críticas ao método tradicional de ensino e aprendizagem, baseado em longas explanações. Nesse contexto, metodologias flexíveis de ensino e aprendizagem que propiciem formação humanística e social são utilizadas na busca por aprendizagem efetiva. No presente trabalho foram aplicados, no segundo semestre de 2019, dois métodos ativos de ensino e aprendizagem, PBL e sala de aula invertida, para trabalhar diferentes conteúdos na disciplina de Operações Unitárias 1 do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira. O objetivo foi compreender a percepção dos estudantes em relação às metodologias e seu protagonismo na construção do conhecimento. Para tanto, questionários foram elaborados pelo grupo de pesquisa e respondidos pelos alunos após a aplicação das metodologias. A maioria dos acadêmicos respondeu gostar mais das metodologias ativas, baseadas em trabalho em grupo, pesquisa e estudo prévio às aulas do que do método tradicional expositivo-dialogado de ensino, tendo compreendido seu importante papel em sua aprendizagem. De maneira geral, a maior dificuldade apontada foi a organização do tempo dedicado aos estudos, especialmente ao final do semestre letivo, quando há muitos relatórios, seminários, trabalhos e provas, sendo desenvolvidos em diferentes disciplinas.

Protagonismo estudantil. Autonomia. Empoderamento do conhecimento.
Voltar