Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2794

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO NA PLATAFORMA PROCESSING PARA USO EM ATIVIDADE DE PRÉ-CÁLCULO PARA ENGENHARIAS;

Eugênio Piveta Pozzobon, Andressa Wickert Kreutz, Tainá Lersch, Davi Sehnem Castro, Viviane Luíse Silva de Lima;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O Programa de Educação Tutorial Engenharia Elétrica (PET-EE) juntamente com o PET Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ofertam semestralmente o curso de Pré Cálculo para engenharias, o qual visa auxiliar os novos estudantes de engenharia com as primeiras disciplinas de cálculo. Desde as primeiras edições até a VII, o curso seguia uma metodologia tradicional de ensino. Porém, verificou-se que um número muito baixo de inscritos obtinha 75% ou mais de frequência nas aulas, e um elevado número desistia das aulas. Visando mudar esse cenário, os grupos PET's mudaram a estrutura das aulas se baseando nas metodologias ativas de ensino, mais especificamente em projetos de gamificação. Para realizar estas mudanças, foi desenvolvido um jogo utilizando a programação orientada a objeto na plataforma Processing, pensado de forma a ser interativo, atrativo e de fácil modificação, para que todos os envolvidos no Pré Cálculo pudessem contribuir para sua criação. Ao desenvolvê-lo, objetivou-se que os alunos pudessem trabalhar em grupo, resolvendo exercícios propostos de acordo com cada conteúdo ministrado, bem como tornar as aulas mais interessantes e menos cansativas. Após o uso do modelo de aula com o jogo, verificou-se que o número de inscritos que obtiveram 75% de frequência ou mais, aumentou significativamente e o número de desistências diminuiu.

Ensino. Engenharia. Metodologia ativa. Gamificação. Processing.
Voltar