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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENSINO HORIZONTAL E AULAS PRÁTICAS EM SEMESTRES INICIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA;
Viviane Luíse Silva de Lima, Emmanuel Adamski de Moura, Eugênio Piveta Pozzobon, Andressa Wickert Kreutz, Antônia Polly Stülp;
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui uma carga horária elevada e boa parte dela se concentra em disciplinas teóricas, sobretudo no começo do curso, visto que, a maioria das disciplinas são das áreas de matemática e de ciências naturais. Este tipo de aula, geralmente baseado em uma metodologia tradicional e expositiva, pode contribuir para o desestímulo de ingressantes na graduação em engenharia, que esperam contato mais direto com a área escolhida, desde o início do curso. Na graduação de Engenharia Elétrica da UFSM, já no primeiro semestre, é oferecida aos calouros a disciplina de Oficina de Eletrônica e Eletricidade I, que visa trazer conhecimentos gerais, teóricos e práticos, relacionados à área. Neste contexto, o Programa de Educação Tutorial Engenharia Elétrica (PET-EE), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica (NUPEDEE), elaborou aulas práticas para esta disciplina, nas quais os alunos do PET-EE, que se encontram em semestres mais avançados, auxiliaram os calouros a consolidar os conhecimentos teóricos já obtidos na disciplina. Isso foi feito a partir do projeto e implementação de uma placa de circuito impresso (PCI) para um circuito retificador de onda completa, que deveria ser realizado em duplas pelos alunos da disciplina, auxiliados pelos membros do PET-EE. Esse formato de aprendizado horizontal, de aluno para aluno, foi utilizado para guiar os alunos calouros, projetar e desenvolver uma ponte retificadora, praticando competências do curso de Engenharia Elétrica e tendo mais contato com situações reais de engenharia desde o início.
Calouros. Ensino Horizontal. Placa de Circuito Impresso. Ponte Retificadora.