2788
CONSTRUÇÃO DE MINI CARROS QUÍMICOS MOVIDOS SOMENTE POR REAÇÕES QUÍMICAS;
CAROLINA RESMINI MELO MARQUES, D?BORA DE PELLEGRIN CAMPOS, ALINE RESMINI MELO, CLAUBER ROBERTO MELO MARQUES, SOLANGE SILVERIO BIANCHINI;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de aplicação de metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Engenharia Química da Faculdade Satc, aplicada por meio de uma atividade interdisciplinar e transdisciplinar envolvendo as disciplinas de Fenômenos de Transferência I e Operações Unitárias II. O intuito da aplicação desta atividade foi proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aprendizagem por meio da construção de um pequeno modelo de carro movido a reações químicas; assim como desenvolver competências necessárias para regular as quantidades de reagentes a serem utilizados para atingir algumas metas específicas que foram impostas às equipes de estudantes. Somando-se a isso, objetivou-se aumentar a consciência sobre a importância da interdisciplinaridade e a necessidade de conhecimentos gerais de engenharia química. A atividade consistiu na construção do carro químico por cada equipe, na confecção de um vídeo de apresentação do carro, no desenvolvimento de um relatório escrito e, por fim, uma competição entre os carros químicos. Durante toda a atividade de ABP, foi possível perceber que alguns acadêmicos tiveram algumas dificuldades na construção do carro para poder atender os requisitos da competição, porém com auxílio das docentes e dos demais colegas a atividade concluiu-se com êxito. Verificou-se que, mesmo sendo extensa e trabalhosa a atividade proposta, os acadêmicos conseguiram finalizá-la de forma eficaz, agregando novos conhecimentos aliados à prática e, principalmente, agrupando competências e habilidades adquiridas em disciplinas já cursadas ao longo da graduação.
Aprendizagem Baseada em Problemas. Interdisciplinar. Transdisciplinar. Carro químico. Reagentes.