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Artigo


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CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES SOCIOTÉCNICAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA;

Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo;

COBENGE20

[44] 09. Formação dos Professores

[160] 09.5. Avaliação docente 

O trabalho apresenta e discute concepções dos professores formadores acerca da simbiótica relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social - desenvolvimento sociotécnico - na formação e atuação dos profissionais de Engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de Engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e as análises e subcategorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Tendo como categoria primeira 'o caráter sociotécnico dos problemas de Engenharia', os resultados e discussões estão circunscritos em torno das seguintes subcategorias: (a) o modelo linear de desenvolvimento: a tecnologia neutra e determinista no contexto capitalista e (b) as (in)certezas: o desenvolvimento tecnológico em debate. A prevalência de concepções tradicionais acerca do desenvolvimento tecnológico, num lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da Engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Desenvolvimento sociotécnico. Educação tecnológica.
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