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CONSTRUÇÃO DE MATRIZES POR COMPETÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DAS ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE POSITIVO;

Patrícia Lizi de Oliveira Maggi;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[128] 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos

Este artigo apresenta a experiência da Universidade Positivo (UP) na construção e implantação de suas novas matrizes de Engenharia, por competência. Para o desenvolvimento das matrizes foi formado um grupo de trabalho com todos os coordenadores de curso e a direção da área. Este grupo trabalhou de forma articulada com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos. Foram quatro meses de trabalho com reuniões semanais. As etapas para construção das matrizes foram: conceituação inicial; mapeamento das competências globais; escolha de macro atividades (objetivos instrucionais selecionados para construção dos objetivos educacionais); identificação das trilhas a partir das linhas de atuação dos cursos; distribuição dos objetivos instrucionais em unidades curriculares; redação dos planos de ensino descrevendo os elementos de competência a serem desenvolvidos em cada unidade curricular; verificação da construção das competências globais a partir dos elementos de competência; redação dos planos de aula. Como resultado obtiveram-se matrizes significativamente diferentes das matrizes tradicionais de engenharia, pois as unidades curriculares não foram organizadas pela divisão clássica de conteúdo (matriz multidisciplinar), mas por atividades de ensino, que permitem a construção de aprendizagens interdisciplinares. Os conteúdos foram distribuídos ao longo das trilhas, sendo abordados no instante de tempo que são requisitados para a execução da atividade proposta. As matrizes foram implantadas em fevereiro de 2019. A implantação das novas matrizes foram apenas o primeiro passo necessário para a renovação do ensino de Engenharia. Novos desafios se apresentam a cada dia, podendo-se citar: incorporação da nova filosofia por professores e alunos; curricularização da extensão; adaptação dos objetivos ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, em fase de construção.

Matriz por competência, Novas DCNs de Engenharia
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