Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2784

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM CURSOS DE ENGENHARIA;

ALINE RESMINI MELO, Carolina Resmini Melo Marques, Clauber Roberto Melo Marques;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

As mudanças apresentadas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente em relação a qualificação e eficiência dos profissionais, têm se refletido no processo de ensino e formação do profissional de engenharia. Por isso, os Cursos de Engenharia da Faculdade Satc, estão mudando o seu modelo de ensino tradicional, inserindo metodologias ativas nas suas aulas. Foi criado um programa chamado "Metodologia Satc 2030", que auxilia os docentes a realizarem diversos tipos de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. Este programa tem demonstrado resultados promissores ao facilitar a aprendizagem de disciplinas que muitas vezes são intimidadoras aos alunos. O presente artigo tem, por objetivo, apresentar três atividades exitosas que foram aplicadas por docentes, em diferentes disciplinas e cursos de engenharia. No curso de Engenharia Química uma das atividades desenvolvidas baseou-se em um projeto para reaproveitamento de sobras alimentares para confecção de diferentes produtos. Outra atividade baseou-se na confecção de Tabelas Periódicas Interativas. No curso de Engenharia Mecatrônica, foi aplicada uma Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) para desenvolvimento de projeto e fabricação de um protótipo de sistema acionado pelo princípio de mecanismo de quatro barras. Verificou-se que as metodologias ativas utilizadas surtiram resultados efetivos, consistindo em boas alternativas ao ensino tradicional. Os professores, através das atividades realizadas, encorajaram os alunos a pensarem de forma autônoma e crítica, não os limitando a um mesmo raciocínio. Através disso, o aprender se tornou mais interessante, proporcionando uma participação do aluno na prática, rompendo paradigmas tradicionais, ajudando na construção do conhecimento autodirigido.

Educação. Ensino de Engenharia. Estratégias de Ensino. Inovação. Multidisciplinaridade.
Voltar