2782
JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO;
ANDRESSA ADNA CAVALCANTE MORAIS, PAULO EDUARDO VIEIRA CUNHA;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A aprendizagem baseada em jogos é um dos possíveis métodos pedagógicos para
educar os alunos e fornecer a eles motivação e oportunidades para praticar habilidades que
as salas de aula com modelos de transmissão talvez não forneçam. Este artigo apresenta o
processo de criação e aplicação do jogo SUAE, uma ferramenta didática para o ensino da
disciplina Sistemas Urbanos de Água e Esgoto (SUAE). Este jogo de tabuleiro de perguntas e
respostas foi aplicado em turmas de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental
da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, ao final de 2 semestres letivos. Um
questionário foi respondido pelos participantes para avaliar a percepção sobre o uso desta
metodologia. Duas versões do jogo foram criadas. Os alunos que participaram da aplicação
da primeira versão propuseram melhorias, e assim o jogo foi evoluído para a versão 2.0, e
alguns ganhos foram observados: maior tempo de aplicação do jogo, maior tempo por rodada,
maior numero de questões trabalhadas e consequentemente mais discussão e revisão do
conteúdo. Houve uma concordância unânime por parte dos alunos que a aplicação do jogo de
tabuleiro SUAE facilitou o aprendizado da disciplina.
Aprendizagem baseada em jogos. Jogo de tabuleiro. Ensino de engenharia.