Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2782

JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO;

ANDRESSA ADNA CAVALCANTE MORAIS, Paulo Eduardo Vieira Cunha;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

A aprendizagem baseada em jogos é um dos possíveis métodos pedagógicos para educar os alunos e fornecer a eles motivação e oportunidades para praticar habilidades que as salas de aula com modelos de transmissão talvez não forneçam. Este artigo apresenta o processo de criação e aplicação do jogo SUAE, uma ferramenta didática para o ensino da disciplina Sistemas Urbanos de Água e Esgoto (SUAE). Este jogo de tabuleiro de perguntas e respostas foi aplicado em turmas de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, ao final de 2 semestres letivos. Um questionário foi respondido pelos participantes para avaliar a percepção sobre o uso desta metodologia. Duas versões do jogo foram criadas. Os alunos que participaram da aplicação da primeira versão propuseram melhorias, e assim o jogo foi evoluído para a versão 2.0, e alguns ganhos foram observados: maior tempo de aplicação do jogo, maior tempo por rodada, maior numero de questões trabalhadas e consequentemente mais discussão e revisão do conteúdo. Houve uma concordância unânime por parte dos alunos que a aplicação do jogo de tabuleiro SUAE facilitou o aprendizado da disciplina.

Aprendizagem baseada em jogos. Jogo de tabuleiro. Ensino de engenharia.
Voltar