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CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PROJETO APLICADO À ENGENHARIA QUÍMICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR;

VALESKA SOARES AGUIAR, ISAIAS AGUIAR GOLDSCHMIDT, SANDRA BIZARRIA LOPES VILLANUEVA;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

A alfabetização científica pode ser compreendida como o processo por meio do qual um aluno se apropria do conhecimento científico, internalizando-o e interpretando-o de modo a saber aplicá-lo em benefício da sociedade em que vive. O conceito de alfabetização científica vem sendo estimulado em muitos ambientes educacionais e de formas variadas. Com o objetivo de formar um aluno alfabetizado cientificamente na Educação Superior, este trabalho traz a proposta de aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem por meio do emprego da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. O curso de graduação em questão é a Engenharia Química, na disciplina de Projeto Aplicado. Tal disciplina vinculou-se, no semestre de aplicação desta atividade, ao conteúdo de Química Inorgânica, trazendo para a sala de aula reportagens que inspirassem os alunos, trabalhando em grupos, a desenvolver materiais com propriedades diferentes, para variadas aplicações, e sob um viés sustentável. Com o emprego de tal metodologia, foi possível analisar seus resultados à luz da taxonomia de Bloom, assim como identificar evidências do processo de alfabetização científica, uma vez que o aluno, ao longo do semestre e durante a apresentação final do projeto, pôde argumentar e defender sua proposta, aplicando conhecimentos científicos anteriormente trabalhados e construindo novos.

Aprendizagem baseada em projetos. Alfabetização científica. Metodologia de aprendizagem ativa.
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