Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


278

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES DE EGRESSOS PARA APOIO À AVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIOESTE ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DO CREA-PR;

Ricardo Rocha de Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[7] 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos

Nos últimos anos tem se destacado que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem propor metodologias e instrumentos de avaliação que incluam informações e indicadores relacionados aos egressos. Considerado este contexto, o presente artigo apresenta uma contribuição para o obtenção e análise de informações de egressos a partir de dados disponibilizados pelo Crea-PR, aos cursos devidamente registrados neste conselho. São apresentados os procedimentos metodológicos para obtenção e análise dos dados dos profissionais formados pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, por um período de dezesseis anos. Os resultados demonstram informações relevantes para apoio aos processos internos de avaliação e alteração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tais como: histórico de principais atividades e obras desenvolvidas pelos egressos, distribuição geográfica dos profissionais formados e percentual de profissionais do sexo masculino e feminino que efetivaram registro no conselho. Nas considerações finais são feitas indicações sobre o uso das informações geradas como subsídio aos processos internos de avaliação de cursos superiores de IES, bem como formas de incorporar e melhorar as análises de egressos por meio de informações geradas pela sua atuação profissional, obtidas em parcerias com as instituições do Sistema Confea/Crea.

avaliação, curso, egresso, Engenharia Civil, Educação Superior
Voltar