Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2778

ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS PARA A OBTENÇÃO DE SUGESTÕES DE MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA COM FOCO EM UMA ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA;

Andressa Wickert Kreutz, Viviane Luíse Silva de Lima, Tainá Lersch, Emmanuel Adamski de Moura, Antônia Polly Stülp;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

Assim como em diversos cursos de engenharia, o curso de engenharia elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresenta um número elevado de reprovações, de desistências e de evasões. Diante dessa realidade o Programa de Educação Tutorial Engenharia Elétrica (PET-EE) elaborou uma pesquisa direcionada aos estudantes pretendendo analisar a visão destes quanto às possíveis razões para este índice tão elevado, além de quais aspectos relacionados à didática das aulas poderiam melhorar esta realidade. Outra pesquisa foi elaborada e direcionada aos professores, analisando a visão dos mesmos quanto ao comprometimento e engajamento dos alunos, bem como a didática adotada em sala de aula. Ambas as pesquisas buscaram coletar dados relacionados a influência da didática das aulas e do comportamento dos alunos em relação aos problemas citados. Após a coleta dos dados, com o intuito de criar uma ponte entre alunos e professores, foram elaborados e divulgados banners com as informações reunidas. Um deles foi destinado aos discentes, contendo dicas de organização e formas de como melhorar seu aprendizado, e outro, voltado aos docentes, no qual apresentou-se os resultados da pesquisa realizada com os estudantes e sugestões de como mudar a didática utilizada em sala de aula, visando um melhor engajamento e aprendizado dos alunos. Com todos os pontos apresentados, o PET-EE pretende auxiliar na melhoria do curso de Engenharia Elétrica da UFSM e nas disciplinas do mesmo.

Aprendizado. Didática. Ensino. Engenharia.
Voltar