Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2770

A EMPATIA ENTRE O ENSINAR E APRENDER COM UNIVERSITÁRIOS DAS ENGENHARIAS E CRIANÇAS;

Andrea Holz Pfutzenreuter;

COBENGE20

[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[172] 13.1 Relato de experiências 

Este artigo apresenta um projeto de extensão universitária realizado na Instituição Casa Lar Abdon Batista em Joinville/SC, analisando a troca de experiências entre as crianças e jovens atendidos e os universitários dos cursos de engenharias. As atividades caracterizam o reforço escolar e acompanhamento no desenvolvimento da rotina de estudos das crianças e jovens. De caráter exploratório, os dados coletados por entrevistas com as crianças e questionários com o administrador do local e os voluntários-facilitadores estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados apresentam a mudança da visão social, empatia e desenvolvimento de autocontrole percebida nos discentes. As crianças e jovens participam da atividade de forma espontânea e voluntária, gostam e aprovam a continuidade do projeto. Inclusive pedem por maior frequência de atuação e acompanhamento, fazendo parte de seu cotidiano. Tanto o administrador do local quanto os universitários comentam que a comunicação poderia ser melhorada, tanto para evitar desencontros quanto para perceber o desenvolvimento das crianças e jovens no decorrer do semestre.

Extensão. Reforço Escolar. Empatia. Comunicação.
Voltar